quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Cirurgia Bariátrica - 2a Etapa: Banda gástrica ajustável


















Banda gástrica ajustável
Procedimento: cirúrgico com anestesia geral (vídeo laparoscopia)
Validade: retirada só e casos de complicações
Riscos: Rejeição do portal de acesso para ajuste
Deslocamentos da banda
Deslocamento do portal
Dieta: 30 dias de dieta líquida
30 dias de dieta pastosa
Evolução de consistência de acordo com cada paciente
Indicação: Paciente com IMC igual ou superior a 35 com comorbidades associadas (hipertensão, Diabetes, apnéia do sono, etc)
Paciente com IMC igual ou superior a 40
Pré-operatório: 1-Consulta para Relatório da nutricionista
2- 1 consulta com nutricionista para orientações de pré-preparo para a cirurgia.
3- Consulta com nutricionista antes da cirurgia para orientações no pós-operatório e entrega do cardápio para os primeiros vinte dias.
A técnica da banda gástrica ajustável consiste na colocação de um pequeno anel ao redor da porção superior do estômago realizado pelo seu cirurgião. Este anel, cinta, ou como é mais conhecida, banda gástrica, divide o estômago em dois compartimentos: um pequeno que fica acima da banda e irá armazenar pouca quantidade de alimento que, quando cheio, causa a sensação de saciedade; e um segundo compartimento maior, que é o resto do estômago normal abaixo da banda, e que continuará a participar do processo digestivo normal, recebendo e enviando o alimento para o duodeno. Veja figura abaixo:
- O objetivo da cirurgia de Banda Gástrica é reduzir o volume gástrico para os sólidos e a velocidade do seu esvaziamento, ou seja, com poucas quantidades você estará saciado. Isso porque os receptores que traduzem para o cérebro a mensagem de saciedade se encontram na parte de cima do estômago, o paciente terá o apetite diminuído e ficará satisfeito com refeições bem menores que antes da operação, além do que o anel só permite a passagem de poucas quantidades de cada vez e em estado líquido. Esse procedimento é muito adequado para os que gostam de comer grandes volumes de uma vez só. Mas, atenção, você sentirá fome, mas uma pequena quantidade será o suficiente para saciá-lo. O paciente com banda gástrica é obrigado a mastigar pequenas porções de cada vez, irá aprender a “Beber o sólido e comer o líquido”.
- Vale ressaltar que a cirurgia visa estabelecer um padrão alimentar que permita uma ingestão de pequena quantidade de alimentos sólidos, promovendo a sensação de saciedade precoce. A capacidade para ingerir alimentos líquidos e líquido-pastosos não sofre uma redução tão dramática. Portanto se não houver uma colaboração do paciente no sentido de evitar alimentos líquidos e pastosos de alto teor calórico, a perda ponderal ficará comprometida.
- A banda gástrica possui um balão que fica em contato com o estômago e que, à medida que é inflado, reduz a velocidade de esvaziamento da pequena câmara, limitando a capacidade de armazenamento de alimento. Este balão é ligado por um estreito tubo de silicone a um pequeno dispositivo para injeção que é implantado sob a pele e que permite uma calibração do diâmetro do anel e, por conseqüência, da velocidade de esvaziamento do reservatório gástrico. Esta propriedade possibilita um ajuste a qualquer momento após a cirurgia, adequando a restrição gástrica às necessidades e à tolerância de cada pessoa. A cada consulta será avaliada ainda a necessidade desse ajuste realizado pelo médico. A banda gástrica ajustável permite até 9 ml para o ajuste, com o objetivo de adequar o procedimento às suas necessidades.
- A fase inicial do tratamento tem se mostrado decisivo para o sucesso do mesmo.
Até aqui apenas copiei/colei parte de um material que entrego aos meus pacientes que se submetem ao procedimento. Daqui para frente vou fazer algumas considerações de acordo com a minha experiência com os pacientes que já acompanhei. A banda gástrica é uma intervenção bem menos invasiva que a cirurgia de Capella (redução de estômago), tem efeito muito significativo para aquelas pessoas que são adeptas a 2 refeições diárias bem volumosas (almoço e jantar), para os “comedores” de carne vermelha também porque é uma barreira física a entrada de grandes volumes. A perda de peso inicial (nos 2 primeiros meses) é tão grande quanto a cirurgia de Capella, mas depois diminui drasticamente e se o paciente não estiver muito convicto e disposto a enfrentar o trabalho e os sacrifícios será um grande complicador. Poucos cirurgiões têm optado por esse método, pois a perda de peso normalmente não é tão significativa quanto na redução, é necessário um comprometimento muito maior do paciente com o tratamento e não tem indicação para os fanáticos por doces, guloseimas e beliscos. Dos pacientes que acompanhei a complicação mais comum foi rejeição ao portal de acesso menos de 8%; 2 casos apenas necessitaram da retirada da banda, no primeiro a mesma havia migrado para dentro do estômago do paciente (paciente que nunca havia ajustado o anel, mas vomitava sempre que comia um pouquinho a mais, provável motivo); e no segundo um paciente que desenvolveu anorexia nervosa. Casos em que se pode mostrar uma grande vantagem do procedimento: a reversão é muito simples em caso de não adaptação.
Nutricionalmente falando: o processo de emagrecimento é menos drástico para o organismo, necessita sim de reposição de vitaminas e minerais e vou demonstrar porque na tabela abaixo exemplificando um caso:
JLR, 45 anos, sexo masculino, 120 Kg
As recomendações diárias (DRI”s) para a faixa etária dele são:
Proteínas- 0,8 g/ Kg/dia (96g)
Riboflavina -(B2)1,3 mg
Niacina (B3)-16 mg
Ferro-8 mg
Cálcio-1000 mg
Zinco-11 mg
Magnésio-420 mg
Antes da cirurgia a sua ingestão levava a seguintes quantidades destes nutrientes:
Proteína-1,5 g/Kg de Peso
Riboflavina -(B2)2,0 mg
Niacina (B3)-10 mg
Ferro-10 mg
Cálcio-600 mg
Zinco-15 mg
Magnésio-300 mg
Nos 30 dias iniciais (dieta líquida):
Proteína-40g 0.36 g/Kg de Peso
Riboflavina -(B2)0,32mg
Niacina (B3)-6,4mg
Ferro-3,9mg
Cálcio-343 mg
Zinco-4,25 mg
Magnésio-170 mg
Nos próximos 30 dias (dieta pastosa):
Proteína-41,5 g 0,39g/Kg de Peso
Riboflavina -(B2)0,33mg
Niacina (B3)-2,8mg
Ferro-5,62mg
Cálcio-302mg
Zinco-7,72mg
Magnésio-202mg
Depois de 90 dias (já com dieta Normal):
Proteína-58,7g 0,57 g/ Kg de Peso
Riboflavina -(B2)0,6mg
Niacina (B3)-4,41mg
Ferro-17,5 mg
Cálcio-430mg
Zinco-10,2mg
Magnésio-180 mg
FONTE: Prontuário do Paciente e Tabela Taco
Então, o que acham desses dados? O paciente já começa o processo com algumas deficiências nutricionais graves. Só para começar: Magnésio, Riboflavina e Niacina são imprescindíveis na quebra de lipídios (gordura) para obtenção de energia, além de várias outras funções. A deficiência de proteína é agravada pela deficiência energética pois essa última obriga o organismo a usar os músculos (proteínas) como fonte de energia, detalhe: os músculos utilizam gordura como fonte de energia, então quando se perde músculo diminui-se o gasto energético e nesse caso exatamente a utilização de gordura como fonte de energia. Então, o emagrecimento por queima de gordura fica bem prejudicado. O zinco é essencial, por exemplo, para a formação de ácido clorídrico e para o sistema imune, vai adoecer mais e podem aparecer acnes, além de unhas fracas e queda de cabelo.
Qualquer tratamento para emagrecimento tem que ser acompanhado de perto por um nutricionista capacitado para avaliar a dieta prescrita, as necessidades gerais do indivíduo e as suas possíveis deficiências a serem atendidas. Qualquer tratamento para emagrecer é para a vida toda, as pessoas não deixam de ser alcoolatras, assim como o seu organismo não deixa de ser obeso. O objetivo das células gordurosas é acumular a maior quantidade de gordura que já acumularam um dia, então em qualquer escorregada acordamos nossas “amiguinhas” que começam a secretar hormônios que nos farão comer muito e com péssima qualidade.
Pacientes que optam pela banda gástrica devem ter em mente que realmente é menos agressivo que a Capella, mas ele tem que fazer todas as mudanças de hábitos de vida que qualquer outro tratamento exige para não voltar a ganhar peso. Essas mudanças envolvem: reeducação alimentar (nutricionista), atividade física regular (educador físico) e mudanças na relação emocional com a comida e com você mesmo (psicólogo) , assim terá o suporte emocional necessário para sustentar todas essas mudanças para a vida toda.

Qualquer tratamento para emagrecer deve ser visto como um processo de longuíssimo prazo.

2 comentários:

  1. Oi Ana,
    Estou feliz em te encontrar aqui. Quanta informação! Obrigada. Bj.

    ResponderExcluir
  2. oi, fiz a cirurgia tem 40 dias , coloquei 6ml , e ainda não emagreci nada...

    ResponderExcluir