quinta-feira, 19 de abril de 2012

Experiência

Bom dia! Vou dividir com vocês um atendimento que fiz ontem:
Uma moça com os seus 130 kg, uma quadro depressivo que a levou a aposentadoria aos 32 anos, artrose nos 2 joelhos, 3 hérnias de disco e fibromialgia. Eu ainda diagnostiquei resistência a insulina e deficiência de vitamina D e outras coisitas mais. Ela foi atrás de um laudo para se submeter a um by-pass (vulgo- redução de estômago), me contou que todos os seus médicos exigem que ela perca peso, pois todos os seus problemas eram consequencia da obesidade, tinha vários laudos indicativos para o procedimento. Chorou muito. E eu emendei: Bem, então só falta o laudo do nutricionista?
Ela respondeu: Não, também falta o laudo do meu ortopedista.
Por quê?
Ele é totalmente contra o procedimento.
Sério?
Sim, ele argumenta que todos os meus problemas de saúde apenas são piorados pela obesidade. Que eu tenho que descobrir o que há de errado dentro de mim, por que eu como demais, o que atrapalha no meu metabolismo as minhas tentativas de emagrecimento.
Aí eu já estava quase chorando...
Enfim, o que eu sempre digo para todos os meus queridos não trate o sintoma como doença. A obesidade é um sintoma de que há algo errado na sua psique na hora de lidar com suas emoções e alimentação, e também, que o seu sistema neuroendócrino não está funcionando adequadamente.
Mas, feliz mesmo eu fiquei por achar alguém, de onde eu menos esperava um ortopedista, que pensa mais ou menos igual a mim.
Juro, eu fiquei tão pasma que me esqueci de pegar o nome e o telefone dele, mas prometo que vou providenciar o mais rápido possível.
A paciente?
Vai se submeter oa by-pass na semana que vem. Conseguiu fácil um outro ortopedista que achou inclusive urgente a necessidade do procedimento.
Há esperança.

3 comentários:

  1. Minha querida nutricionista, eu me emocionei quando li. Tem tempos que vivo esse dilema, estou cheia de dores e pensando, outra vez o culpado deve ser só o meu peso. Por favor pegue o nome e o telefone do médico para mim.

    ResponderExcluir
  2. Amanhã pego no consultório e publico aqui. Att Ana

    ResponderExcluir