domingo, 2 de maio de 2010

Alimentação Saudável para os alunos do 5o ano C

Em homenagem aos alunos do 5o ano C do Ensino Fundamental da Escola La Salle de Águas Claras.

Vamos relembrar o que vimos na sala:

Alimentos energéticos: são os alimentos que nos dão energia para brincar, correr, nadar, jogar futebol, estudar, arrumar a cama depois que acordar, ajudar a lavar banheiro, ler, olha que legal precisamos de energia para comer e processar os alimentos para transformá-los em nutrientes, levar o cachorro para passear, ajudar a lavar louça, fazer o dever de casa e muito mais. Precisamos de energia para tudo, inclusive para aquilo que fazemos no banheiro. Exemplos de alimentos que dão energia estão na base da pirâmide alimentar: pães, arroz, macarrão, granola todos integrais de preferência (lembram por quê?), batata, mandioca,milho, etc.
Alimentos reguladores: são os alimentos ricos em vitaminas e minerais. Esse grupo de nutrientes é super importante, pois regulam o funcionamento do nosso corpo, sem eles não conseguimos construir nossas células (lembra do cimento na parede?) e nem fabricar energia (o óleo que permite o motor do carro utilizar a gasolina para fabricar energia). Exemplos de alimentos que regulam o nosso organismo estão logo acima dos energéticos na pirâmide alimentar, são as verduras, os legumes e as frutas.
Alimentos construtores: são os alimentos ricos em nutrientes que formam as células, constroem as células. Exemplos de alimentos que constroem estão logo acima dos alimentos reguladores na pirâmide alimentar. São as carnes, leite, ovos, queijo, feijões, frango e peixe.

Lá no topo da pirâmide temos os óleos vegetais que são alimentos importantes para várias funções, mas devem ser consumidos em poucas quantidades. E também temos os alimentos digamos assim, "destruidores", que são ricos em açúcar, gorduras que entopem nosso sistema circulatório, alimentos muito industrializados e assim por diante que só deveriam ser consumidos muito de vez em quando, caso o contrário, cai tudo (lembram?).

Abraços Ana

4 comentários:

  1. ola, gostei muito do seu texto para a piramide alimentar. Estarei nesta semana,trabalhando com os alunos a piramide, veio na hora certa.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que foi útil para você, esse é objetivo: ajudar.
    Abraço
    Ana

    ResponderExcluir
  3. ADOREI,
    SOU ESTAGIÁRIA DE NUTRIÇÃO EM UMA PREFEITURA DE PE.FOI JUSTAMENTE O QUE PRECISAVA.ESTÁ PERFEITO
    PARABÉNS E MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito,porque precisava fazer meus deveres que era um testo sobre a alimentaçao :)

    ResponderExcluir