quarta-feira, 19 de maio de 2010

Alimentação Saudável no Inverno e nas festas juninas

Dicas para uma alimentação leve mesmo no inverno


Chegou o inverno, os meses de maio, junho e julho costumam vir acompanhados de temperaturas mais baixas, muito cobertor e casacos. Como precisamos usar mais roupas parecemos mais cheinhos, o que é um martírio para os que estão em tratamento para redução de peso.
Tudo começa a jogar contra até porque a necessidade do organismo de manter a temperatura corporal nos acende uma fome a mais. Vontade de comer coisas mais pesadas e bem mais calóricas e para quem mora em Brasília está aberta a temporada de festas juninas, julinas e companhias ilimitadas. Muito quentão, muita canjica, churrasco, tudo gira em torno da comida na tal da festa junina.

Nessa época do ano todos reclamam que fica complicado comer frutas, saladas, legumes e beber água. Então, aqui vão algumas dicas para você não sair de forma nessa época tão complicada:

1- Todos os alimentos devem estar o mais quente possível, pois assim melhora a sensação de saciedade e diminui o frio.

2- Água: sempre a temperatura ambiente. Para os adeptos temos como boa opção para ingestão de líquidos o chá, qualquer um deles, o que você gosta mais, o importante é que não use açúcar e esteja bem quentinho. Nossa parece que comeu um boi, mas foi só hidratação. Outra opção legal é o chimarrão.

3- Saladas: as verduras e os legumes crus devem ser retirados com antecedência da geladeira (quarenta minutos) e podem ser temperados com páprica, pimentão e pimentas que sobem a temperatura numa boa.

4- Hortaliças cozidas: boa alternativa são os legumes e hortaliças que necessitam de cozimento e, lógico, serem servidos assim que saírem da panela. Podem também ser temperados com pimentas, gengibre, curry, pimentão, noz moscada, e qualquer condimento que ajude a subir a temperatura.

5- Frutas: sempre fora da geladeira, senão fica complicado comer frutas, outra opção é consumir frutas secas ( banana passa, uva passa, ameixa seca, damasco seco, etc), é importante lembrar que a quantidade de calorias das frutas secas não muda o que diminui é o teor de água. Por exemplo: 10 uvinhas passas têm 70 Kcal. Algumas receitas que tornam as frutas mais agradáveis nessa época:
Banana: coloque com casca no microondas por 1 minuto. Descasque com cuidado e polvilhe um pouco de canela.
Maçã, abacaxi, pêra e manga: corte em cubinhos e refogue em 1 colher de chá de margarina light, acrescente um pouco de cravo da índia e canela em pau e deixe amolecer levemente.
Banana, maçã, abacaxi e pêra: ficam ótimos assados.
Banana da terra: cozinhe em água e depois como com canela e 1 colher de chá de açúcar light.

6- Kit de sobrevivência a festas juninas: primeiro faça um pequeno lanche antes de sair de casa e vá acompanhado para ter com quem dividir 1 porção de cada alimento. Um copinho de 50 ml de quentão se estiver muito frio, invista nos caldos (feijão, peixe e caldo verde, todos ½ porção), corra dos cremes, ½ espetinho de frango é bem melhor e para sobremesa ½ pamonha doce.

5 comentários:

  1. Muito bom, tem que ter força de vontade.

    ResponderExcluir
  2. Gostei, mas tem que ter força de vontade.

    ResponderExcluir
  3. Concordo pessoal, é preciso força de vontade incluise para ser feliz e para percebê-la também. Obrigada pela visita Ana

    ResponderExcluir
  4. Esta é minha Nutri...
    ADOOOORRROOOOO!!!!
    Isso mesmo Ana coloca a galera na linha, e quanto a mim pode ficar despreocupada: no máximo um caldinho e um quentãozinho só para espantar o friozinho...
    Beijos e até Junho com pelo menos uns 5 Kilos OFF!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ana,
    Parabéns pelo blog!
    Muito bom!!!
    Beijocas,
    Lu Brasil

    ResponderExcluir