terça-feira, 13 de abril de 2010

Zinco e a criança que não come




Existem várias razões que levam as crianças a ficarem muito seletivas e até não comer de verdade, mas nessa postagem vamos falar um pouco sobre deficiência de zinco.


O zinco é um mineral componente estrutural e/ou funcional de várias metaloenzimas (catalisadores de reações químicas) e metaloproteínas. Participa de muitas reações do metabolismo celular, incluindo processos fisiológicos, tais como função imune, defesa antioxidante, crescimento e desenvolvimento.


Um trabalho publicado em 1999 demonstrou que dos 18 pacientes com deficiência de gustin-anidrase carbônica VI (gustin/CAVI) na saliva associada com a perda do paladar (hipogeusia), do olfato e distorção do paladar quando tratados com 100mg de zinco por 4 a 6 meses, 10 destes tiveram melhora do quadro. Isso porque a gustin/CAVI é zinco dependente. Os resultados ainda sugeriram a hipótese de que a gustin/CAVI é um fator que promove o crescimento das papilas gustativas. Em 2006, outro trabalho demonstrou que a deficiência de zinco é um fator preponderante subjacente na alteração do paladar e pode-se supor que pacientes com insuficiência do gosto pode ter baixa ingestão de zinco e/ou má-absorção de zinco na dieta.


O que me leva (eu, Ana Flávia) a crer que a criança que não come e/ou é muito seletiva em relação a legumes, verduras e frutas (sabores bem intermediários, onde não se acentua nem o doce nem o salgado) pode sim ter deficiência de zinco. A minha experiência clínica em muitos casos mostrou que isso é verdadeiro pois: uma parte dessas crianças difíceis para comer tinha um sinal de deficiência de zinco (manchas brancas nas unhas), também não faziam ingestão adequada dos alimentos fontes e quando suplementadas com zinco a melhora do “não comer determinados grupos de alimentos” foi importante.


As melhores fontes de zinco são os mariscos, ostras, carnes vermelhas, fígado, miúdos e ovos. Nozes e leguminosas são fontes relativamente boas de zinco. Importante dizer que a absorção de zinco pode ser muito prejudicada quando na mesma refeição estão presentes: leite e seus derivados, fitatos e farinha de trigo. Significa que comer um belo prato de macarrão com mariscos ou com carne moída e de sobremesa queijo com goiabada, altera a absorção do zinco mesmo quando ingerimos suas principais fontes.


Fontes: Cozzolino e Mafra, Rev. Nutr. Campinas 17(1):79-87 , 2004
Henkin, Martin e Agarwal, Am J. Med Sci., 318(6): 392-405, 1999
Ueda et al., Auris Laringe Nasus, 33(3): 283-288, 2006





2 comentários:

  1. Olá Ana! Hoje é quinta-feira, uma correria. Não repare em minha visita relâmpago, mas venho lhe convidar para ler o novo capítulo de “O Diário de Bronson (O Chamado)” e deixar o seu comentário.

    Retornarei com melhores modos e mais tempo. Tenha uma ótima semana. Abraço do Jefhcardoso!

    ResponderExcluir
  2. Olá Jefh, Seja bem vindo e desculpe-me a demora, mas eu estava assim fora do ar. Assim que puder dou uma olhada no diário. Espero que tenha alguma coisa interessante para você por aqui.
    Atenciosamente Ana

    ResponderExcluir