quarta-feira, 18 de junho de 2014

Alimentação Saudável mesmo no Inverno (reedição)


Dicas para uma alimentação leve mesmo no inverno

Chegando o inverno, os meses de junho e julho costumam vir acompanhados de temperaturas mais baixas, muito cobertor e casacos. Como precisamos usar mais roupas parecemos mais cheinhos, o que é um martírio para os que estão em tratamento para redução de peso.
Tudo começa a jogar contra até porque a necessidade do organismo de manter a temperatura corporal nos acende uma sensação de fome a mais. Vontade de comer coisas mais pesadas e bem mais calóricas Nessa época do ano todo. Muitos reclamam que fica complicado comer frutas, saladas, legumes e beber água. Então, aqui vão algumas dicas para você não sair de forma nessa época tão complicada:
1-    Antes de começar o café da manhã: 1 xícara do seu chá preferido bem quentinho.

2-    Antes de começar o almoço e o jantar: tome 1 xícara de  um caldo saboroso  de legumes e verduras bem quente. Temperado com ervas, especiarias, alho, cebola e se você gostar: pimenta.

3-    Todos os alimentos devem estar o mais quente possível, pois assim melhora a sensação de saciedade e diminui o frio.

4-    Água: sempre a temperatura ambiente. Para os adeptos temos como boa opção para ingestão de líquidos o chá, qualquer um deles, o que você gostar mais, o importante é que não use açúcar e esteja bem quente. Nossa parece que comeu um boi, mas foi só hidratação. Outra opção fantástica é o chimarrão.


5-    Saladas: as verduras e os legumes crus devem ser retirados com antecedência da geladeira (quarenta minutos) e podem ser temperados com páprica, pimentão e pimentas que sobem a temperatura numa boa.

6-    Hortaliças cozidas: boa alternativa são os legumes e hortaliças que necessitam de cozimento e, lógico, serem servidos assim que saírem da panela. Podem também ser temperados com pimentas, gengibre, curry, pimentão, noz moscada, e qualquer condimento que ajude a subir a temperatura.

7-    Frutas: sempre fora da geladeira, senão fica complicado comer frutas, outra opção é consumir frutas secas ( banana passa, uva passa, ameixa seca, damasco seco, etc), é importante lembrar que a quantidade de calorias das frutas secas não muda o que diminui é o teor de água. Algumas receitas que tornam as frutas mais agradáveis nessa época:
Banana: coloque com casca no microondas por 1 minuto. Descasque com cuidado e polvilhe um pouco de canela.
Maçã, abacaxi, pêra e manga: corte em cubinhos e refogue em 1 colher de chá de margarina light, acrescente um pouco de cravo da índia e canela em pau e deixe amolecer levemente.
Banana, maçã, abacaxi e pêra: ficam ótimos assados.

Banana da terra: cozinhe em água e depois como com canela.